terça-feira, 24 de março de 2009

Colégio Estadual João Köpke 70 Anos Fazendo Educação

O Ensino de nosso Município começa funcionando em 1931 da seguinte forma: Escola Feminina e Escola Masculina.
A situação legal da Instituição se fez através do ato de criação de 01/07/35 publicado no D.O de 25/07/35.
De 1935 a 1397 essas escolas se juntaram e formaram a chamada Escola Mista que funcionava onde é atualmente o prédio da Prefeitura Municipal.
A Escola Mista foi transferida da Prefeitura para o atual terreno. Em 1943 foi demolido e construído o prédio do Grupo Escolar João Köpke no centro do "Arraial", na praça Dr João Nery, atualmente Praça Roger Malhardes.
Esse prédio através dos anos sofreu diversas modificações em sua estrutura: aumento de salas de aula, construção de cozinha e refeitório etc.
Atualmente, o Colégio Estadual João Köpke, sob Direção Geral da Professora Tânia Maria de Martino Fontes Ferreira e da Diretora Adjunta Nádia R. Aguiar, possui 106 funcionários e oferece os seguintes cursos: Segundo Segmento do Ensino Fundamental, Regular e Jovens e Adulto (Supletivo), Ensino Médio e Pós Médio com habilitação Profissional de Técnico em Patologia Clínica. Frequentando esses cursos temos uma clientela de aproximadamente 1000 alunos.
Diversas diretoras ajudaram a construir a história do nosso Colégio: Lucília Monteiro de Oliveira, Georgina Sarkis, Gastaldo Alda, Facíola de Martino Fontes, Maria Clara Motta Schmidt, Eliete Carreira Lyra, Lilian Romano, Neide Tereza Silvestre, Vânia Couto da Silva, Tânia Maria Dantas Ramalho, Galileu Ramalho Júnior, Venina da Conceição da Silva Brum, Vera Lúcia Araújo Braga, Vera Lúcia Papa, Sueli Dias de Souza, Cirlei Paschôal de Souza, Maria Aparecida Moreira Dias, e Maria Aparecida Abbud e atualmente Tânia Maria de Martino Fontes Ferreira e sua adjunta Nádia Ramalho Aguiar são as gestorar dos trabalhos desenvolvidos no Colégio Estadual João Köpke.
Inicialmente, nosso Colégio oferecia apenas o antigo curso"Primário", de primeira a quinta série.
Aos poucos Foi Ampliando suas ofertas criando "Jardim de Infância".
Com a reforma do ensino, o antigo curso "Ginasial" tornou-se segundo segmento do Ensino Fundamental e assim nossos alunos podiam estudar desde o Pré-Escolar até a Oitava Série na mesma escola.
Mais tarde através do Decreto nº 6475 de 29/12/1982, foi autorizada a criação do Ensino Médio com o curso de Formção de Prodessores, antigo curso "Normal" e curso de Formação Geral.
No ano de 2001 em parceria com a Prefeitura Municipal de Engenheiro Paulo de Frontin, surgiu o Curso Pós Médio de Patologia Clínica que atende uma clientela não só de nosso município mas também de outras cidades vizinhas.
Como suporte pedagógico nossos alunos recebem enriquecimentos através de programas ligados à sala de leitura, videoeducação, laboratório de Informática (com acesso à internet), aulas de reforço.
Para suporte os laços com a comunidade o projeto Escolas de Paz é um sucesso, oferecendo nos finais de semana atividade culturais como oficinas de artesanato, música, dança, capoeira, etc.
A expoter em 11ª edição já faz do calendário de eventos do Município e é um orgulho de toda comunidade Escolar.

13 comentários:

  1. olá,

    meu nome é Carla, estudei no colegio joao kopke os ultimos anos do ensino medio, ou seja segundo e terceiro graus, atualmente estou morando na cidade de Cruzeiro SP, sou produtora cultural e responsavel pela divulgaçao de um projeto chamado costurando historias, onde um grupo de artistas reproduzem livros em tapetes tridimensionais feitos de pano onde os personagens se movimentam e ganham vida aos olhos de crianças, adolescentes e adultos, a cidade na minha opiniao é muito carente culturalmente, e seria de uma grande felicidade para mim poder apresentar o projeto nessa escola.se puderem estar me passando um e mail onde eu possa estar enviando o material do projeto, agradeço dez de já.
    abs.

    visitem o site :

    www.costurandohistorias.com
    email/msn: producao.costurando@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Tá faltando história. Os professores dos anos sessenta e setenta. Como era o nome mesmo daquele professor de Latim? Saudades!
    Abs
    Cosme

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Como é bom relembrar professoras tão queridas, que ajudaram a formar pessoas de bem e cidadãos ricos culturalmente como nossa querida Sandra Regina Gramático, Marcia Gramático(esta me acompanhou desde o primário, Tia Marilene, Rosi e Milene Carreiro, entre tantos outros que proporcionaram momentos importantíssimos para a minha história de vida.Um grande beijo no coração de vocês. Que Deus as abençoe!!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado por fazerem do aprendizado não um trabalho, mas um contentamento. Por fazerem com que nos sentíssemos pessoas de valor; por nos ajudarem a descobrir o que fazer de melhor e, assim, fazê-lo cada vez melhor. Obrigado por afastarem o medo das coisas que pudéssemos não compreender; levando-nos, por fim, a compreendê-las...Por resolverem o que achávamos complicados... Por serem pessoas dignas de nossa total confiança e a quem podemos recorrer quando a vida se mostrar difícil...Obrigado por nos convencerem de que éramos melhores do que suspeitávamos.

    Feliz dia dos Professores!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. vendo hoje o colégio...que sauaddes que deu da época que estudei aí...das professoras...da D. Alda a diretora, logo a seguir D.Facíola...época inesquecível..bjuss a todos que hoje trabalham nesta maravilhosa escola.

    ResponderExcluir
  9. ola, minha enteada, foi aluna daí do colégio, nathaly stefane miranda gomes, na turma 802, de fevereiro a agosto. nós pedimos transferência e agora ela está estudando aqui no colégio stadual josé rascão, o colégio está pedindo o histórico dela, e estou telefonando pra aí , tem UMA SEMANA e ninguém atende o telefone, por favor, retornem essa mensagem para sebastianoluca@hotmail.com COM URGÊNCIA

    ResponderExcluir
  10. tenho orgulho de estuda no jk .e o colegio melhor do mundo =D ASS.:NATHALIA MARIA

    ResponderExcluir
  11. Meu nome é Virgilio.
    Estudei nessa escola na década de 50 parte da década de 60. Comecei com a Diretora Lucília e Gastaldo Alda. Beijo com carinho as mãos das Profs. Lígia C Azevedo de P.de Frontin, Edina, (de Barra do Pirai) Cirlene, de B.Jesus de Itabapoana entre outras que infelizmente o tempo me fizera esquecer mas mesmo assim, tenho por elas, eterna gratidão.

    ResponderExcluir
  12. oi, tudo bem
    quero matricular no 2 graus de medio
    qual precisar para matricular

    ResponderExcluir
  13. Fui aluna do Curso de admissão nesse colégio no ano 69. Tem imagens de turmas desse anos?
    meu email: mara.marcia.monteiro@gmail.com

    ResponderExcluir