terça-feira, 24 de março de 2009

Colégio Estadual João Köpke

Colégio Estadual João Köpke 70 Anos Fazendo Educação

O Ensino de nosso Município começa funcionando em 1931 da seguinte forma: Escola Feminina e Escola Masculina.
A situação legal da Instituição se fez através do ato de criação de 01/07/35 publicado no D.O de 25/07/35.
De 1935 a 1397 essas escolas se juntaram e formaram a chamada Escola Mista que funcionava onde é atualmente o prédio da Prefeitura Municipal.
A Escola Mista foi transferida da Prefeitura para o atual terreno. Em 1943 foi demolido e construído o prédio do Grupo Escolar João Köpke no centro do "Arraial", na praça Dr João Nery, atualmente Praça Roger Malhardes.
Esse prédio através dos anos sofreu diversas modificações em sua estrutura: aumento de salas de aula, construção de cozinha e refeitório etc.
Atualmente, o Colégio Estadual João Köpke, sob Direção Geral da Professora Tânia Maria de Martino Fontes Ferreira e da Diretora Adjunta Nádia R. Aguiar, possui 106 funcionários e oferece os seguintes cursos: Segundo Segmento do Ensino Fundamental, Regular e Jovens e Adulto (Supletivo), Ensino Médio e Pós Médio com habilitação Profissional de Técnico em Patologia Clínica. Frequentando esses cursos temos uma clientela de aproximadamente 1000 alunos.
Diversas diretoras ajudaram a construir a história do nosso Colégio: Lucília Monteiro de Oliveira, Georgina Sarkis, Gastaldo Alda, Facíola de Martino Fontes, Maria Clara Motta Schmidt, Eliete Carreira Lyra, Lilian Romano, Neide Tereza Silvestre, Vânia Couto da Silva, Tânia Maria Dantas Ramalho, Galileu Ramalho Júnior, Venina da Conceição da Silva Brum, Vera Lúcia Araújo Braga, Vera Lúcia Papa, Sueli Dias de Souza, Cirlei Paschôal de Souza, Maria Aparecida Moreira Dias, e Maria Aparecida Abbud e atualmente Tânia Maria de Martino Fontes Ferreira e sua adjunta Nádia Ramalho Aguiar são as gestorar dos trabalhos desenvolvidos no Colégio Estadual João Köpke.
Inicialmente, nosso Colégio oferecia apenas o antigo curso"Primário", de primeira a quinta série.
Aos poucos Foi Ampliando suas ofertas criando "Jardim de Infância".
Com a reforma do ensino, o antigo curso "Ginasial" tornou-se segundo segmento do Ensino Fundamental e assim nossos alunos podiam estudar desde o Pré-Escolar até a Oitava Série na mesma escola.
Mais tarde através do Decreto nº 6475 de 29/12/1982, foi autorizada a criação do Ensino Médio com o curso de Formção de Prodessores, antigo curso "Normal" e curso de Formação Geral.
No ano de 2001 em parceria com a Prefeitura Municipal de Engenheiro Paulo de Frontin, surgiu o Curso Pós Médio de Patologia Clínica que atende uma clientela não só de nosso município mas também de outras cidades vizinhas.
Como suporte pedagógico nossos alunos recebem enriquecimentos através de programas ligados à sala de leitura, videoeducação, laboratório de Informática (com acesso à internet), aulas de reforço.
Para suporte os laços com a comunidade o projeto Escolas de Paz é um sucesso, oferecendo nos finais de semana atividade culturais como oficinas de artesanato, música, dança, capoeira, etc.
A expoter em 11ª edição já faz do calendário de eventos do Município e é um orgulho de toda comunidade Escolar.